Desde a chegada do Santo Padre, o Papa Bento XVI, à Madri para a Jornada Mundial da Juventude, a quantidade de material sobre este importante momento é enorme. É fácil notar que neste material existe uma série de lindas e importantes mensagens para os jovens que lá estão, para os que estão aqui, para os jovens de ontem, de amanhã, enfim, para todos nós!
Portanto, venho aqui partilhar com vocês algumas destas importantes palavras, e que elas possam estremecer vossos corações para que assim estejam a cada novo dia "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!" (São Paulo)O PRIMEIRO DISCURSO DO PAPA EM MADRI
O papa apresentou sua viagem:
Evocando o lema desta JMJ – “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, o Papa referiu a situação daqueles jovens que ouviram já de algum modo descobriram o Deus de Jesus Cristo e que desejam conhecê-lo melhor e partilhar com outros jovens o que essa descoberta representa:
O papa quis tranqüilizar e estimular a juventude:
“Mas, eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor. Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou”.“A Jornada Mundial da Juventude – concluiu – traz-nos uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e juvenil, com aromas renovadores que nos enchem de confiança face ao amanhã da Igreja e do mundo”.
JMJ: "SEM CRISTO, É SÓ VAZIO E FRUSTRAÇÃO"

"Bem sabeis que, quando não se caminha ao lado de Cristo, que nos guia, extraviamo-nos por outra sendas como a dos nossos próprios impulsos cegos e egoístas, a de propostas lisonjeiras mas interesseiras, enganadoras e volúveis, que atrás de si deixam o vazio e a frustração" - destacou.
“Há palavras que servem apenas para entreter, e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira”.
Mas – ressalvou o pontífice – “Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projetar a luz de Cristo sobre os vossos coetâneos e sobre toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existência eram inconsistentes: a tantos que se contentam com seguir as correntes da moda, se refugiam no interesse imediato, esquecendo a justiça verdadeira, ou se refugiam em opiniões pessoais em vez de procurar a verdade sem adjetivos”.
Enfim, sugeriu aos jovens: “Sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros. Perguntar-se-ão qual seja o segredo da vossa vida e descobrirão que a rocha que sustenta todo o edifício e sobre a qual assenta toda a vossa existência é a própria pessoa de Cristo, vosso amigo, irmão e Senhor, o Filho de Deus feito homem, que dá consistência a todo o universo. Ele morreu por nós e ressuscitou para que tivéssemos vida, e agora, junto do trono do Pai, continua vivo e próximo a todos os homens, velando continuamente com amor por cada um de nós.
EDIFICAR A VIDA SOBRE A ROCHA

“Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja.”
“Quem escuta as minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem prudente que fez a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos: lançaram-se contra aquela casa, que não abateu, por estar fundada sobre a rocha”: palavras do Evangelho segundo São Mateus proclamadas neste primeiro encontro com os jovens congregados em Madrid. Comentando-as, na homilia, Bento XVI exortá-los a acolherem profundamente o ensinamento de Jesus, deixando-se “enraizar” e “edificar”, de modo “firme”, em Cristo, como sugere o lema destas JMJ.
“Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projetar a luz de Cristo sobre os vossos coetâneos e sobre toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existência eram inconsistentes”.
Muitos são os ventos e torrentes que podem ameaçar a segurança da nossa existência e que constituem outras tantas tentações: contentar-se com as correntes da moda; cobiçar o lucro imediato, esquecendo a verdadeira justiça; refugiar-se no parecer próprio, sem procurar a verdade; caminhar sem um objetivo na vida...
“Estas tentações estão sempre à espreita. É importante não sucumbir a elas, porque na realidade conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus. Pelo contrário, sabemos bem que fomos criados livres, à imagem de Deus, precisamente para sermos protagonistas da busca da verdade e do bem, responsáveis pelas nossas acções e não meros executores cegos, colaboradores criativos com a tarefa de cultivar e embelezar a obra da criação.”
Não será esta a razão da nossa alegria? – interrogou-se o Papa. “Não é este o solo firme para edificar a civilização do amor e da vida, capaz de humanizar todo o homem?”
“Queridos amigos, sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros.”
Fonte:http://www.radiovaticana.org/bra/index.asp