Seguir Jesus na fé “é caminhar com Ele na comunhão da Igreja!”


Estamos, ainda, vivendo o clima de intensa vibração espiritual da Juventude do mundo inteiro, congregada ao redor do sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, em Madri, para uma viva e marcante experiência da Pessoa Divina de Jesus Cristo. Nem as agruras do tempo, nem o ruidoso protesto de um pequeno número de espanhóis impediram o Santo Padre de proclamar, em alto e bom som, a Palavra de Deus, o Verbo Eterno, diante de dois milhões de jovens do mundo inteiro.
O coração do Papa, repleto de um ardente amor pelo Senhor Jesus, derramou-se, por assim dizer, sobre a juventude mundial, convocando-a a acolher, sem medo, o Amado Senhor.
“Queridos jovens, … dizei-lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus, que deste a Tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela Tua palavra. Tu conheces-me e me amas. Eu confio em Ti e coloco nas Tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustenta, a alegria que nunca me abandone!” (Homilia na Missa da 26ª Jornada Mundial da Juventude – Madri, 21 de agosto de 2011).
Com esta proposta diante dos olhos, o Papa encoraja os jovens a assumirem sua missão decorrente da amizade com Cristo, ou seja, a darem “testemunho da fé nos mais diversos ambientes, inclusive nos lugares onde prevalece a rejeição ou a indiferença” (idem). E, em profunda e crescente comunhão de amor com a Igreja, esta Igreja que nos gerou na fé e nos possibilitou a viva experiência do amor do Senhor Jesus por todos nós. Este seguir Jesus na fé “é caminhar com Ele na comunhão da Igreja!”
Qual profeta dos tempos modernos, Bento XVI, dirigindo-se à Juventude do mundo inteiro, dirige-se a todos nós, fiéis católicos, convocando-nos a sinalizar, com ardor e destemidamente, a força do Amor de Deus, num mundo que tenta, de múltiplas formas, “eclipsar Deus” em nossos horizontes.
Neste mês de setembro, particularmente dedicado à Bíblia, às Sagradas Escrituras, busquemos abrir mais espaço em nossos corações e em nossas vidas para que a Palavra de Deus se faça presente e nos indique os rumos da verdade, da felicidade, do amor e da paz!
Que em cada lar católico se escute, em família, a proclamação da Palavra de Deus, meditada e orada por pais e filhos.
Que a Virgem Maria, Aquela que soube escutar, com fé e humildade, a voz do seu Senhor, e consentiu em acolher o Verbo de Deus em seu seio, por obra do Espírito Santo, nos obtenha de Deus a graça de, no silêncio orante de nossos corações, experimentarmos a alegria da presença deste Senhor a nos falar ao coração, e a nos fortalecer na missão de dizermos, convictamente, a esta sociedade materialista e tão paganizada que, somente n’Ele, humilhado até a morte de cruz, e exaltado à direita do Pai, somente n’Ele,  podemos encontrar a suprema alegria e a efusiva felicidade de “dobrar os joelhos e proclamar que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai” (Cf Fl 2, 10-11).
+ Dom Fr. Alano Maria Pena OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Fonte:http://www.arquidioceseniteroi.org.br/capa_interna.asp?menu=8

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ