Nossa Senhora da Boa Viagem

Os portugueses, grandes desbravadores dos oceanos, em sua devoção à Virgem não poderiam deixar de invocá-la em suas arriscadas viagens. Assim, deram-lhe o título de "Nossa Senhora da Boa Viagem", desde tempos imemoriais. Entretanto, a primeira igreja erigida em terras lusitanas sob esta invocação deu-se no ano de 1618, perto de Lisboa.

No Brasil o culto a Nossa Senhora da Boa Viagem passou primeiramente pela Bahia, onde foi construída uma pequena igreja junto à praia. Em Pernambuco, por volta de 1707, o Pe. Leandro Carmelo construiu uma capela, também junto à praia. Providenciou a confecção de uma imagem da Mãe de Deus que foi colocada sobre o altar-mor do templo, em torno do qual surgiu o famoso bairro da Boa Viagem, ponto turístico da capital pernambucana.

Ainda no século XVIII, foi construída, na baía de Guanabara, uma capela no alto da península junto a Niterói. Para custear as despesas do culto instituiu-se uma irmandade de pescadores e homens do mar. Todas as embarcações que aportavam ao Rio de Janeiro pagavam de boa vontade uma quantia para a manutenção do templo. Esta capela foi destruída por um incêndio em 1860 e reconstruída pela Sociedade Protetora dos Homens do Mar.

A devoção também aportou em locais afastados do litoral brasileiro. Por algo que só mesmo a Providência Divina pode explicar. 

Boa Viagem.jpg (29470 bytes)
Clique na imagem e saiba mais sobre o título
de Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Fonte: http://www.padrejuarez.com.br/nossasenhora/nossasenhora-tilulos-boaviagem.htm 

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ