Na Homilia, o padre Carlos Alberto disse que, a Quaresma é "um grande retiro de oração para escutarmos o Senhor, é tempo de refletir sobre nossa vida, nossas ações. É um convite para entrar num deserto..."
Na primeira leitura, o Senhor nos disse através de Joel : “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?” ((Jl 2,12-14)
O padre nos lembrou ainda que não devemos receber em vão a palavra de Deus, devemos acolher a graça que Ele nos dá. Este tempo é o “tempo favorável”, é o “dia da salvação”, tempo de oração, jejum e esmola.
Peçamos ao Senhor a graça de passar com Ele esses quarenta dias, no deserto, que seja o tempo de nos converter e cremos em sua palavra. Que seja tempo de reconhecer nossas falhas e pedirmos a sua misericórdia para viver, com Ele, a grande páscoa.