Maio: Mês de Maria


Iniciamos hoje o mês de maio, este mês que, culturalmente, nos faz lembrar das mães e do nosso maior exemplo de mãe, mas também de fé e confiança em Deus: Maria. Para conhecer um pouco mais sobre esta grande mulher é importante saber sobre suas aparições e suas invocações.
Primeiramente, sobre as aparições é preciso saber que Nossa Senhora sempre apareceu em funções da necessidade da Igreja Católica em um determinado período e todos esses episódios foram controlados pelo dom da sabedoria. Apesar dos diversos nomes, vestimentas e até tom de pele é sempre a mesma Maria, mãe de Deus. O nome, geralmente, se modifica de acordo com o local de aparecimento. Quanto às vestes e pele, Nossa Senhora busca parecer semelhante aos que são visitados, para que eles se aproximem com mais facilidade. Abaixo serão citadas algumas das aparições de Maria.
Nossa Senhora de Guadalupe

Esta aparição ocorreu no ano de 1531, a um índio chamado Juan Diego, na colina de Tepeyac, perto da capital do México. Nesta época, havia missionários franciscanos e dominicanos que tentavam catequizar os índios, porém era extremamente difícil, já que estes eram idólatras e sacrificavam muitos jovens e virgens para oferecer aos seus deuses.
A Virgem Maria pediu a Juan Diego que ele fosse até o bispo solicitando que ele construísse um templo em seu nome, porém o bispo pediu um sinal para que o pedido pudesse ser atendido. Quando o índio retornava, Nossa Senhora aparece novamente a ele, que explica a desconfiança do bispo. Maria pede para o índio subir o monte e recolher as flores que encontrasse, era inverno e a neve recobria tudo, não havia como nascer flores naquela época, porém, chegando lá, ele as encontrou em grande quantidade. Juan as recolheu e foi levar a prova ao bispo, deixando seu tio doente aos cuidados da Virgem Santíssima. Quando chegou até o bispo, o índio abriu a tilma, pano no qual ele havia recolhido as flores e, ali, havia a imagem da Virgem estampado. Naquele momento, o bispo acreditou na palavra de Juan Diego e resolveu atender o pedido da Senhora.
Este foi um dos episódios que demonstrou que Nossa Senhora aparecia sempre aos mais pobres e que não tinham influência na sociedade, para testar e confundir os fortes e poderosos. No ano de 1539, muitos astecas já haviam abraçado a fé católica. Então, a Virgem Maria auxiliou um povo pagão a deixar de matar cruelmente os habitantes do próprio país e, assim, conhecer o verdadeiro Deus. O nome Guadalupe, na língua asteca, significa “Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra”, pois eles idolatravam esta deusa e ofereciam vidas humanas à ela.
No ano de 1979, o Papa João Paulo II consagrou Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira da América Latina. Até hoje são feitos muitos estudos sobre o manto, já que há muitos sinais que os cientistas não conseguem explicar.

Nossa Senhora de Fátima

No ano de 1917, após o início da Primeira Guerra mundial, o então Papa, Bento XV, solicitou que todos os católicos pedissem a intercessão de Nossa Senhora. Alguns dias após esse pedido, no dia 13 de maio, houve a primeira aparição de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal,  a três crianças, que eram pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Mais uma vez, a Virgem aparece aos pequenos e pobres de um povo.
Nesta aparição, a Senhora disse aos pastorinhos: Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.” Antes de ir embora ainda disse: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
As aparições continuaram acontecendo, assim como Maria prometeu, mesmo assim, os pequenos pastorinhos continuaram sendo chamados de mentirosos. Porém, na última aparição, mais de 70.000 pessoas estavam junto com eles. Ali, Nossa Senhora revelou ser a Senhora do Rosário e pediu a construção de um templo em sua homenagem.
Nas aparições a Virgem Santíssima insistiu na oração diária do terço, pois só assim o comunismo caíria. E assim, a oração, a Igreja e a influência do Papa João Paulo II auxiliaram no processo da queda do Muro de Berlim e, como consequência, do comunismo.



Nossa Senhora de Lourdes

Esta aparição ocorreu na pequena vila de Lourdes, na França, no ano de 1858, a três meninas que foram buscar lenha na mata. Essas meninas eram Bernadete, sua irmã Marie e a amiga Jeane. Mais uma vez, como acontecia com todas as pessoas que recebiam as visitas de Nossa Senhora, elas foram perseguidas e atacadas, principalmente, porque só elas conseguiam ver Maria.
Na sua primeira aparição, Maria chamou Bernadete que passava na frente de uma gruta, quando a menina entrou, encontrou uma senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário nas mãos. As duas rezaram juntas e a partir daquele dia, Maria marcava dia e hora para encontrar as meninas, o que aconteceu durante 5 meses.
Para que fosse comprovada a sua aparição, A Virgem pediu a Bernadete que em um determinado dia e horário cavasse o chão da gruta com as próprias mãos. Assim ela fez e dali começou a jorrar água e não parou mais, sendo que naquele local seco, onde jamais tivera fonte de água. Sabendo disso, o povo foi até o local e comprovando o que havia acontecido, começaram a se banhar buscando curas e milagres que aconteciam e acontecem até hoje.
A maior das revelações de Maria durante essas aparições foi que Ela afirmou que era a Imaculada Conceição, título proclamado alguns anos antes, mas que muitas pessoas, assim como Bernadete, a irmã e a amiga não tinham conhecimento disso. Fora isso, Nossa Senhora de Lourdes ainda falou muito sobre conversão e penitência.
Nossa Senhora Aparecida

Esta é a aparição mais conhecida pelos brasileiros, já que aconteceu em Aparecida, no estado de São Paulo, em 1717. Neste ano, a população organizou uma festa em homenagem ao governante da capitania. Pescadores foram ao rio com a responsabilidade de retornar com peixes para alimentar a comitiva do governante, apesar de não ser época propícia para a pesca.
Domingos, Filipe e João, os pescadores, cientes da dificuldade de realizar essa missão, resolveram pedir auxílio da mãe de Deus. Estavam quase desistindo quando João resolve lançar a rede pela última vez, dentro da rede veio o corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Emocionados com o acontecimento, jogaram a rede novamente, desta vez a cabeça apareceu. Após isso, conseguiram apanhar uma imensa quantidade de peixes, a ponto da canoa quase virar.
A imagem ficou durante 15 anos na casa de Filipe e todos do povoado iam todos os dias rezar aos pés da imagem e muitos milagres foram acontecendo. Com isso, foi necessário a criação de um santuário, que teve de ser aumentado algumas vezes até chegar ao tamanho atual.
Esta aparição demonstra o poder da intercessão de Maria e o quão importante é confiar na Mãe de Deus.

Fonte:

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ