01/10 - Dia de Santa Teresinha

Santa Teresinha nasceu em 2 de janeiro de 1873 e recebeu o nome de batismo Marie Françoise Thérèse Martin. Ela era filha de Luís Martin e Zélie Guerin. Aos 4 anos ficou órfã de mãe e, por isso se apegou muito à sua irmã Paulina. Porém, após algum tempo, esta sentiu o chamado para a vida religiosa, chamado esse que também foi o das outras irmãs de Teresinha: Maria, Leônia e Celina.

Teresa, desde que nasceu, era muito doente. Em uma dessas ocasiões de doença, ela olhou para a imagem da Virgem Maria, e esta lhe deu um sorriso. A pequena menina foi curada e, a partir desse dia, decidiu que entraria para o Carmelo.

Teresinha estava decidida a entrar para a ordem das Carmelitas descalças, mas por ter apenas 14 anos não foi aceita. Contudo, ela não desistiu e, em uma viagem à Itália, encontra e pede autorização do Papa Leão XIII e este enxergando a imensa vontade da menina concede que, em Abril de 1888, ela entrasse na ordem Carmelita.

Com o nome de Teresa do menino Jesus fez sua profissão religiosa em setembro de 1890, festa da natividade de Maria. 

A santa levou a sério o caminho de perfeição deixado pela fundadora de sua congregação: Santa Tereza D'Ávila. Além disso, deixou para o mundo o ensinamento de que a santidade pode estar também nas pequenas coisas e ações na vida cotidiana, quando são feitas com amor. Estes ensinamentos, chamados de Pequena Via encontram-se no livro “História de uma alma”, publicado em 1898.

Santa Teresinha do menino Jesus sofreu por quase três anos com tuberculose, que na época não tinha cura. Fez sua Páscoa no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos . E suas últimas palavras foram: "Meu Deus, eu amo-te”.

Em Dezembro de 1927 foi proclamada padroeira das missões, pois, apesar de ter vivido a maior parte dos seus anos de vida no Carmelo, não escondia sua vontade de ser tudo, inclusive missionária e rezava incansavelmente por aqueles que tinham um chamado à missão.

“Ó Jesus, meu amor, minha vocação, encontrei-a afinal: Minha vocação, é o amor! […]”.

O Papa João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997, segundo ele: “Entre os “Doutores da Igreja”, Teresa do Menino Jesus e da Santa Face é a mais jovem, mas o seu ardente itinerário espiritual demonstra muita maturidade, e as intuições da fé expressas nos seus escritos são tão vastas e profundas, que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais”. 

Neste dia dedicado à nossa padroeira, peçamos a ela que derrame uma chuva de rosas em nossas vidas e que possamos tê-la como exemplo de fé, esperança e amor a Deus. Que possamos viver a nossa Pequena Via, fazendo dos nossos menores atos, situações em que o amor aparece. 

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

Resultado de imagem para Santa terezinha imagens

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ