Em cada mês do ano, a Igreja celebra uma devoção específica, com o objetivo de divulgar e fortalecer a fé dos cristãos. Geralmente, a escolha da devoção tem a ver com algum acontecimento ou celebração que ocorrem em cada mês. Em Outubro não poderia ser diferente. Além de fazer memória a santos como Santa Teresinha e São Francisco de Assis, no décimo mês do ano, lembra-se da devoção ao Rosário e da importância da missão.
Fora a relação com a sua padroeira, Santa Teresinha, a missão é extremamente necessária para a Igreja e divulgação do nome de Deus. Apesar disso, não é necessário ir para longe da família e/ou convívio social para fazer este anúncio. Basta seguir Jesus, que foi também um grande missionário e que impulsionou seus discípulos a fazerem o mesmo.
“Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mateus 28,19).
A devoção ao Santo Rosário surgiu após muçulmanos ameaçarem a fé cristã no ano de 1571, na Europa. São Pio V, Papa naquela época, recomendou aos católicos a utilização de uma defesa: rezar o Rosário. Assim, no dia 7 de outubro do mesmo ano, os europeus viram-se livres de todo e qualquer medo. Neste dia, foi instituído o dia para a celebração de Nossa Senhora do Rosário. Mas, esta prática tem tanta importância na fé católica, que o mês de Outubro inteiro foi escolhido para celebrar este ato de fé.
Fonte:
https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/01/26/as-devocoes-da-igreja-para-cada-mes-do-ano/