Natal

No dia 25 de Dezembro, comemora-se uma das festas mais conhecidas mundialmente, O Santo Natal. Neste dia, relembramos o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Apesar de não haver documentada, nem na Bíblia, nem em documentos, a data foi escolhida pela Santa Igreja, no ano 350, para a comemoração desta festa cristã. O Papa da época era Júlio I.

Historiadores afirmam que esta data foi escolhida para substituir uma festa pagã chamada Saturnália e que ocorria entre 17 e 25 de Dezembro.

Atualmente, existem diversos símbolos que fazem referência ao período natalino: árvore de Natal, Papai Noel, estrela, presentes, presépio, guirlanda, ceia etc. Abaixo, serão explicados o motivo da escolha de alguns desses símbolos para esta época.

Árvore de Natal: Mesmo existindo muitas versões sobre a escolha do Pinheiro para o tempo natalino, a mais difundida é a que o formato triangular lembra a Santíssima Trindade. Só a partir do século XX, iniciou-se se na América Latina o hábito de enfeitar a árvore.

Papai Noel: É uma figura inspirada em São Nicolau, um bispo que, segundo a tradição, tinha como costume entregar presentes, principalmente para as crianças, no Natal.

Estrela e Presentes: Os dois símbolos estão ligados à narrativa do Evangelho com relação aos Três Reis Magos. A Estrela os guiou até o local do nascimento e estes levavam presentes ao novo Rei nascido na manjedoura.

Presépio: São imagens ou até mesmo fotos, que representa o local e pessoas e animais que estavam no estábulo, no dia em que o Menino Jesus nasceu. Serve para nos lembrar constantemente de qual é o foco no dia de Natal, a união por causa do Filho de Deus.

Resultado de imagem para Natal

Estes e todos os outros símbolos natalinos têm como objetivo fazer-nos lembrar e celebrar o nascimento de Jesus. Ele que veio nos abrir as portas para o céu, veio ao mundo por meio de uma mulher, num lugar que nenhuma outra criança poderia nascer, quanto mais o Filho de Deus. Mas com isto, nos ensina a humildade, o despojamento, a entrega, que Ele fez por nós.

Que neste Natal, não nos desviemos deste sentimento de alegria, união, fraternidade, paz e amor envolvidos nesta data. Que possamos acolher Jesus de forma amorosa e carinhosa em nossos corações, mesmo que seja um local simples como a manjedoura.

Peçamos a intercessão de Maria, para que possamos tentar amar o Seu Filho, tanto quanto ela o amou: acima de tudo e todos.

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ