#Gotasdeformação : Solenidade SantaMaria Mãe de Deus

No primeiro dia do ano novo, o calendário litúrgico da Igreja se abre com a festa de Maria Santíssima, ou mais conhecida como: Santa Maria Mãe de Deus, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor". Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe!

"Vós tendes, ó Maria, autoridade de Mãe para com Deus,
e por isso alcançais também o perdão aos mais
abjetos pecadores. Em tudo vos reconhece
o Senhor por sua verdadeira Mãe e não
pode deixar de atender a cada
desejo vosso."

(Santo Afonso Maria de Ligório, As Glórias de Maria)
 
Foi à primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era no dia 11 de outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data atual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido.
 
Todos os títulos e grandezas de Maria dependem do fato colossal de sua maternidade divina. Maria é imaculada, cheia de graça, Co-redentora da humanidade, Rainha dos Céus e da Terra e Medianeira universal de todas as graças, etc., porque é a Mãe de Deus. A maternidade divina A coloca a tal altura, tão acima de todas as criaturas que São Tomás de Aquino, tão sóbrio e discreto em suas apreciações, não hesita em qualificar sua dignidade como sendo de certo modo infinita. E seu grande comentarista, o Cardeal Caietano, diz que Maria, por sua maternidade divina, alcança os limites da divindade. Entre todas as criaturas, é Maria, sem dúvida alguma, a que tem maior afinidade com Deus.
Assim, no dizer de outro eminente mariólogo "o dogma mais importante da Virgem Maria é sua maternidade divina". É o primeiro alicerce sobre o qual se levanta o edifício da grandeza mariana. É este um fato que excede de tal modo a força cognoscitiva do homem que deve ser enumerado entre os maiores mistérios de nossa fé.
https://virgemimaculada.wordpress.com/2012/02/20/maria-mestra-do-amor/
"Contemplamos hoje Maria, mãe sempre virgem do
Filho unigênito do Pai; aprendemos d'Ela a
receber o Menino que nasceu
para nós em Belém..."
(Trecho da Homilia de Bento XVI na Solenidade
da Mãe de Deus, 1° de Janeiro de 2008)
 
Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a sermos mais íntimos de Jesus, Intimidade que só pode ser alcançada através da oração, que este ano que se inicia Ela possa interceder sempre a Deus nosso Senhor por nós para que o amemos cada vez mais. E encerro com algumas palavras de São tomas de Aquino:
“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus”!

Feliz ano novo!

 
pt.radiovaticana.va/
Livro: As Glórias de Maria



Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ