A Semana Santa é o ápice da vida cristã. É o tempo da conversão, da graça, por excelência. É o inicio do Tríduo Pascal.
Hoje celebramos a Instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nosso Senhor com um imenso amor deixou aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu o “maior dos sacramentos”: a Eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:
Bênção dos Santos Óleos
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
-Óleo do Crisma: Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação ou Crisma, que é quando o cristão é confirmado na graça do Espírito Santo, para viver como verdadeiro cristão na sua fé. Este óleo é usado também no sacramento sacerdotal, para ungir aqueles que irão trabalhar vinha do Senhor.
-Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito Santo.
-Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor.
![]() |
| http://arqnit.org.br/arqnitfinal/wp-content/uploads/2016/03/santos-%C3%B3leos2.jpg |
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies ordinárias do Pão e do Vinho, e entregou para os Apóstolos a fim de que os tomassem, mandando-lhes também oferecer a todos.
Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Nosso Senhor na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.
![]() |
| http://arqnit.org.br/arqnitfinal/papa-vai-lavar-pes-de-refugiados-na-quinta-feira-santa/ |
A homilia desta missa é conhecida como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada por Jesus. No final da Missa, faz-se a Transladação do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.
E por ultimo mais não menos importante a Igreja entoa o canto "Ubi caritas (onde a caridade). Hino do século IX que é cantado nesta data durante a liturgia do Lava Pés, este hino traz também a ideia da oblação, da oferta. Por isso, na celebração desta Quinta-feira Santa deixemos que o nosso coração arda de amor pelo Cristo que se doa por cada um de nós.
Ubi cáritas est vera, Deus ibi est.
V. Congregávit nos in unum Christi
amor. V. Exsultémus et in
ipso jucundémur. V. Timeámus
et amémus Deum vivum. V. Et
ex corde diligámus nos sincéro.
Ubi cáritas est vera, Deus ibi est.
V. Simul ergo cum in unum congregámur:
V. Ne nos mente dividámur,
caveámus. V. Cessent
júrgia malígna, cessent lites. V.
Et in médio nostri sit Christus
Deus.
Ubi cáritas est vera, Deus ibi est.
V. Simul quoque cum Beátis
videámus V. Gloriánter vultum
tuum, Christe Deus: V. Gáudium,
quod est imménsum atque
probum, V. Sǽcula per infiníta
sæculórum. Amen.
Onde a caridade é verdadeira, Ali está Deus.
O amor de Cristo reuniu-nos aqui todos.
Exultemos e alegremo-nos n’Ele.
Temamos e amemos o Deus vivo.
E amemo-nos com um coração puro.
Onde a caridade é verdadeira, Ali está Deus.
Tendo-nos reunido aqui, tenhamos cuidado de não estarmos divididos no espírito.
Acabem as rixas e dissenções.
No meio de nós reine Cristo Deus.
Onde a caridade é verdadeira, Ali está Deus.
Fazei que vejamos juntamente com os bem-aventurados,
O vosso rosto glorioso, ó Cristo Deus.
Isto será para nós alegria imensa e pura.
Por todos os séculos dos séculos sem fim. Amém.
Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a vivenciar com fervor estes dias, para que sejamos conduzidos a uma verdadeira conversão; Conversão esta que só pode ser alcançada, se deixarmos o nosso comodismo de lado, para assim verdadeiramente seguirmos a Jesus Cristo.
Fontes: https://padrepauloricardo.org/
cleofas.com.br/


