“Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós” (Ez 36, 26).
Durante a homilia, o Padre Carlos nos relembrou dessa promessa que Deus fez para nós e para nossa família. Deus faz essa promessa no contexto da vitória dEle sobre o pecado do povo, por causa da Sua Santidade. Deus não pensa como os homens, Ele está acima de nós e por isso age poderosamente. A semana da família é um tempo dedicado a refletir sobre os nossos, rezar por eles e, a partir desse momento, da nossa atitude, iniciar uma purificação em nossas famílias. Com a nossa fidelidade a Deus, Ele formará um povo novo, santo.
A parábola contada no Evangelho nos traz a mensagem de que o Pai é o nosso grande banquete, que veio aos seus por meio de Jesus, que nos oferece o banquete novo, a vida, mas muitas vezes nós O recusamos. Já os seus não quiseram participar do banquete, os pagãos também são chamados a essa vida nova, porque a única coisa que não pode acontecer é o banquete não ser dado. Mesmo com os nossos problemas familiares, Deus nos chama a viver a purificação, a festa que Deus tem preparado para nós.
Peçamos a Deus a graça de sempre buscar a renovação, purificação da nossa família. Mesmo a nossa família não sendo perfeita, devemos buscar nossa força, nossa motivação em querer lutar pela nossa família por causa de Deus, para a nossa salvação e para a salvação de nossos entes queridos.