No dia de ontem, 19 de agosto, foi o sexto dia da Semana da família. Assim como todos os dias, houve a missa, que neste dia foi celebrada pelo padre Ademar, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Maricá, e, após isso, ocorreu a palestra de tema “As relações familiares”, tendo como palestrante a Dra. Rosa, psicóloga que atende consultas em nossa paróquia, de quinze em quinze dias, aos sábados de manhã.
“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22, 39)
Durante a homilia, padre Ademar nos falou que a vocação da família é manter o olhar fixo em Jesus, seguindo o exemplo de Maria que manteve seu olhar fixo nEle, mesmo diante da cruz. Jesus nos amou até o fim e, da mesma forma, devemos retribuir-Lhe.
O padre também citou a encíclica Amoris Latetitia, exortação do Papa Francisco sobre o amor na família, ressaltando o capítulo 4 e 5, que tratam da renovação dos casamentos, mesmo com o passar dos anos e da abertura à vida dentro das famílias. Cada vez mais as famílias substituem os filhos por animais domésticos, o que traz problemas a curto e longo prazo.
Durante a palestra, a Dra. Rosa alertou-nos que tudo que se dá de forma exagerada ou de forma escassa dentro da família é uma decisão errada, o equilíbrio é a resposta para todas as situações. Ela traz um exemplo, com base no relato de um policial que conta que a maior parte da culpa dos problemas causados na sociedade é culpa dos pais que ensinam a punição, usando como exemplo a prisão, ao invés de explicar o que é certo. Há uma transferência da responsabilidade da família para diversas outras instituições ou pessoas que não deveriam ter essa responsabilidade. A conversa é o melhor auxílio para a formação dos filhos, em qualquer etapa da vida.
Peçamos a Deus a graça de que os vocacionados ao matrimônio estejam dispostos cuidar do seu relacionamento, da sua família, tendo como foco levar sua família aos céus, apesar de todas as provações para que possam viver o amor pleno que só pode vir de Deus.