Maria na Bíblia

Nossa Senhora da Anunciação



     A primeira vez que Maria aparece na Bíblia é em Nazaré, cidade da Galiléia, localizada em Israel, onde a jovem simples, humilde e casta habitava com Ana e Joaquim, seus pais. Ela era noiva de José, descendente da casa de Davi.

     O anjo Gabriel aparece a Maria e a saúda dizendo para ela se alegrar, pois ela era “cheia de graça” (Lc 1 - 28) porque o Senhor estava com ela. Maria, num primeiro momento, questiona esta saudação. Percebendo a reação de jovem, o anjo lhe respondeu: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1 - 30). Com isso, o anjo anuncia o plano de Deus para aquela mulher, e para Seu próprio Filho. O anjo continua sua conversa com Maria, dizendo-lhe que ela conceberia uma criança e esta seria “grande, e chamada Filho do Altíssimo” (Lc 1 - 32 ). Maria ainda muito confusa, pergunta ao Anjo: “Como se fará isso se não conheço homem?”, a sua pergunta logo é respondida por ele: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” o Espírito Santo agiu para que em seu ventre Maria carregasse aquEle que é “Santo” e que é o “Filho de Deus”.

      Maria então diz “sim”, por obediência, fé, certa de que nada é impossível para Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo Vossa Palavra”. Dessa maneira, Maria dá todo o consentimento à ação de Deus, a obra que Ele prometera a ela.


https://br.pinterest.com/pin/747667975608809389/

     A imagem de Nossa Senhora da Anunciação é o momento da anunciação do anjo Gabriel a Maria, na qual ele aparece envolvido em uma luz e Maria encontra-se prostrada diante dele. Esse título não tem data de comemoração específica, mas é sempre comemorada na segunda- feira da segunda semana do mês de Abril, pois são 9 meses antes do Cristo nascer.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós



      Maria estava noiva de José e era Virgem, pois além de ser um costume da época os noivos não terem relações sexuais antes do casamento, o compromisso maior de Maria era de fidelidade e obediência para com as leis de Deus.
      Por isso, Deus escolheu então Maria para ser a Mãe do Verbo encarnado, Jesus Cristo. Maria, por sua vez, coloca-se disposta a assumir a grande Missão do Senhor como sua serva. O nó ao qual Eva atou por sua desobediência, a jovem desata por sua obediência ao Senhor. Maria estava livre do pecado e pôde entregar-se totalmente ao Mistério da Redenção, se fez obediente pela sua fé, disposição e amor a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo Vossa Palavra”. 


https://br.pinterest.com/pin/352617845804232714/

       A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós mostra Maria segurando uma corda cheia de nós e ela tentando desatar esses nós. O manto que envolve a Virgem é da cor azul e está solto de um lado, não cobre seu rosto, por isso seu cabelo fica à mostra. Seu vestido é da cor vermelha e aos seus pés aparecem dois anjos adultos. A data da comemoração deste título é dia 15 de Agosto.



Fontes: Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
Blog Pascom Santa Teresinha
Ofício da Imaculada
Cleófas
Canção Nova.
Maria de todas as graças


Nossa Senhora da Visitação

      Após a visitação do anjo e da concepção virginal de Maria pelo poder do Espírito Santo Maria viaja cerca de 100 km, atravessa a Palestina de forma apressada, desde a Galiléia até a Judéia, cidade essa que fica cercada de montanhas para visitar sua prima Isabel, que segundo a anunciação do arcanjo também conceberia a uma criança, mesmo já estando idosa “porque para Deus nada é impossível” (Lc 1 - 37). Com esse gesto Maria além de querer compartilhar com sua amada prima a sua alegria de estar esperando o Filho de Deus demonstrava sua atitude em servir, atenta às necessidades do outro, gesto também de muita caridade. 
      Maria, após entrar na cidade, chega até a casa de Isabel é seu esposo Zacarias. Assim que avista sua prima, Maria a cumprimenta. Quando Isabel ouviu a saudação, a criança que está em seu ventre, “estremeceu” e Isabel ficou “cheia do Espírito Santo” (Lc 1 - 41), Isabel então exclama em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1 - 42 a), Ela reconhece esta maternidade tão especial atribuída a Maria, pois ela foi escolhida por Deus para tal feito e o fruto do ventre de Maria que é o Filho de Deus que será aquele que vai nos redimir de nossos pecados, Isabel enaltecida e lisonjeada pela presença de Maria, pergunta - lhe: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu senhor?” (Lc 1 - 43) e lhe conta que enquanto Maria a saudava a criança que estava em seu ventre “estremeceu de alegria (Lc 1 - 44), o nobre gesto de Maria é reconhecido também como um meio de santificação, porque ela enriquece João Batista com dons espirituais por meio de seu Filho Jesus Cristo, que é o verbo encarnado e a criança assim fica “cheia do Espírito Santo”. Isabel continuou tecendo a prima de elogios chamando-a de “Bem - aventurada” (Lc 1 - 45) porque ela acreditou nas promessas do Senhor.
       Reconhecendo sua fidelidade e obediência ao Senhor Deus, Maria declara-se como a serva Dele respondendo Isabel com o Magnificat: “Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 46 - 47), Maria dessa maneira glorifica a Deus de forma sem igual porque Ele olhou a humildade de sua serva, e ela será sempre conhecida com a “bem - aventurada”, entre todas as gerações. Maria admite sua fidelidade, honra e pequenez diante do Senhor e por sua vez admite que o Senhor Deus é grande “ele é poderoso e seu nome é santo”, fala da sua grande misericórdia que “se estende de geração em geração” pois Ele manifestou a força de seu braço e dispersou os de coração soberbo, quanta gratidão a nossa Mãe tinha por Deus e a retribuiu fazendo o bem ao outro. 
      Maria ainda ficou com Santa Isabel durante três meses, até o momento do parto da criança, até que voltou para sua casa, em Nazaré. Essa visita chama a atenção para que estajamos sempre dispostos a fazer o bem, a ser caridosos uns com os outros e estar sempre prontos para o que o nosso Deus que é o maior de todos nos pede. 




https://blog.cancaonova.com/tododemaria/nossa-senhora-rainha-que-serve/

      A imagem de Nossa Senhora da Visitação é o momento em que Maria aparece para sua prima Santa Isabel e as duas se encontram de mãos dadas, cumprimentando uma a outra. Em algumas delas o esposo de Isabel, o sacerdote Zacarias aparece. Obviamente na imagem as duas estão grávidas. A data de comemoração da Solenidade é dia 31 de Março, 8 meses antes do Cristo nascer. 



Fontes: A12
Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
Blog Pascom Santa Teresinha
Ofício da Imaculada
Cleófas
Canção Nova


Nossa Senhora da Purificação 

      Maria dá à luz a seu filho e logo quando a criança completa oito dias de nascida, a família de Nazaré deve cumprir a missão de circuncidar o menino, conforme a Lei de Moisés. Junto com a circuncisão da criança, Maria também deve ser purificada. 
        A imagem de Nossa Senhora da Purificação é a de Maria com seu filho Jesus no colo e um braço e na mesma mão que carrega Jesus ela segura sua túnica da cor azul e na outra mão, a mão direita, Maria carrega uma vela. A data da solenidade de Nossa Senhora da Purificação é 2 de Fevereiro.

http://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-purificacao/484/102/



Nossa Senhora do Desterro

     Já fortes e saudáveis, Maria e seu filho Jesus desceram as montanhas e voltaram para Nazaré da Galiléia junto com José, mal chegaram e o anjo avisa em sonho para o esposo de Nossa Senhora que eles deveriam fugir de Nazaré e partir para o Egito porque Herodes estava com pretensões de matar a criança Nosso Senhor. O casal acatou o pedido do anjo, tomaram o menino e fugiram para o Egito, um gesto de coragem, de prudência, de zelo e de amor apesar das dificuldades e dar dor que nossa Virgem Mãe sentiu.
     Os sofrimentos, provações e dificuldades por estar numa terra estrangeira e o medo de perseguição por parte do governo Herodes afligiram muito o coração de Nossa mãe, Maria. Dificuldades essas que enfrentou e suportou com amor, obediência, fidelidade e santa alegria por Deus a sua obra pois foi para proteger e guardar seu filho do mal, “por aquele que um dia ia ser a chave da mansão da paz” (Meditação das 7 dores de Nossa Senhora).
     Passam-se muitos anos até que o rei Herodes morreu, o anjo do Senhor se comunica novamente com a família de Nazaré e durante um sonho o anjo faz o seguinte pedido a José, pai adotivo de Jesus e esposo de Maria: “Levanta toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel porque morreram aqueles que atentavam contra a vida do menino.” (Lc 2 -20). José acorda do sono, desperta o menino e Maria que estão em sono profundo, os toma pelas mãos e abruptamente partem todos para Israel e voltam para a Galileia. Não retornaram para a Judeia por medo do novo rei, Arquelau, que era filho de Herodes e que talvez quisesse perpetuar a tirania do pai.



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1310881149041493&set=a.431347056994911.1073741826.100003588613477&type=3&theater

   A imagem de Nossa Senhora do Desterro é Maria junto com a sua Sagrada Família no momento da fuga para o Egito. Eles se encontram no meio do deserto e Maria está em cima de um jumento, com Jesus ainda muito bebê no colo e José de pé com um cajado nas mãos, segurando as rédeas do jumento que vai levá-los até o Egito. A data da Solenidade de Nossa Senhora do Desterro é 16 de Fevereiro.





Fontes: Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
Meditação das 7 dores de Nossa Senhora




Nossa Senhora das Dores

        Na cidade de Jerusalém havia um homem chamado Simeão “homem justo e piedoso” , Simeão esperava “o consolo de Israel” e o “Espírito Santo estava nele”(Lc 2 - 25), logo chegou no templo “impelido pelo Espírito Santo”. Simeão abençoou Maria e seu esposo, que estavam admirados com as coisas que diziam a respeito de seu filho. Ele disse a seguinte frase a Nossa Senhora: “Eis que este menino foi colocado para a ruína e para o soerguimento de muitos em Israel e como um sinal de contradição.Uma espada traspassará tua alma, a fim de que sejam revelados os pensamentos de muitos corações.” (Lc 2 - 34,35) foi um momento de choque e de dor para Maria.
         Todos os anos Maria e José costumavam ir com Jesus a Jerusalém, durante o período da Páscoa. Um dia, voltando da festa da Páscoa, Jesus que já tinha seus 12 anos de idade de repente some da vista de seus pais, Maria e José pensaram que ele estava na caravana de volta e durante um dia inteiro ficaram procurando-o entre parentes e familiares. Foram momentos aflitivos, de grande agonia e dor para Nossa Senhora, que também se sentia perdida por não encontrar seu Filho, mas não podia desistir, então voltaram Nossa Senhora e José para Jerusalém atrás do menino. Passados três dias de grande procura e aflição para o casal, encontraram-no no templo, discutindo com os doutores da Lei. Maria surpresa em vê-lo ali, lhe pergunta: “Filho por que fizestes isto conosco? Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos?” Jesus então lhe responde: “ Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”, tanto Maria quanto José não entenderam a palavra que Jesus lhes falara porém Maria “guardava todas estas palavras e as meditava em seu coração” (Lc 1 - 51), depois do grande susto e surpresa que passaram a Sagrada Família retorna para Nazaré. 


https://www.facebook.com/pascom.santateresinha/photos/pcb.2054310454844015/2054309588177435/?type=3&theater


         A imagem de Nossa Senhora das Dores é a de Maria com o seu véu sobre a cabeça, em algumas imagens a cor do manto que cobre o cabelo de Maria muda de imagem pra imagem, sua expressão facial também muda muito, mas sempre indicando uma grande dor e sofrimento,em algumas imagens aparece seu Imaculado Coração rodeado de espadas, pois afinal uma espada traspassaria seu coração. A festa da Solenidade de Nossa Senhora das Dores será no dia 15 de setembro.

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ