Santa Rita: Mulher de oração

 Boa tarde irmãos!

Santa Rita significa muito para mim. Me sinto honrada de escrever este texto.  Ela é intercessora das maiores graças e bênçãos que recebi nesta vida, tanto somente para mim, quanto para meu casamento e família. Rita é conhecida por ser a Santa das causas impossíveis, pois dedicou sua vida em oração num primeiro momento por sua família e no segundo como monja agostiniana. E é assim que se consegue graças meus irmãos, com muita oração e confiança de entregar tudo nas mãos de Deus para que Ele faça o melhor, como Ele quiser. E com quem eu aprendi isso? Com Santa Rita, a minha santinha, minha mãe intercessora depois de Nossa Senhora. Então vamos contar um pouquinho da vida desta grande santa...

http://www.aascj.org.br/home/2015/10/veja-como-santa-rita-finalmente-conseguiu-viver-a-tao-desejada-vocacao-religiosa-parte-ii/

Rita nasceu na Itália em maio de 1381, na cidade de Roccaporena, perto de Cássia. Ela sempre quis ser monja, porém em obediência a seus pais, Antônio Mancini e Amata Ferri, causou-se com Paolo Ferdinando. Seus pais foram seus grandes catequistas, pois mesmo sem saber escrever, ensinaram a filha única sobre a fé.
Algumas fontes dizem que o marido de Santa Rita era infiel, tinha um temperamento difícil e bebia. Por dezoito anos, Rita rezou a Deus pela conversão de Paolo, que antes de sua morte, se converteu. Ela demonstrou fé e confiança em Deus, além de ser muito zelosa e paciente com seu marido e filhos que herdaram algumas características do pai.

[...] Mesmo sofrendo, ela nunca deixou de rezar pela conversão dele. Por fim, a mansidão e o amor de Rita transformaram aquele homem rude e bruto. Paolo se converteu e mudou sua vida conjugal de tal forma que as amigas de Rita e as mulheres da cidade vinham aconselhar-se com ela.[...] (CRUZ TERRA SANTA, 2016)

Após Paolo ser assassinado, os dois filhos de Santa Rita queriam vingar a morte do pai, e ela mais uma vez recorre em oração a Deus por seus filhos. Os dois contraem uma doença, se convertem e falecem. Apesar de tão dolorosa perda, o pedido de Rita havia sido atendido, já que ela preferia que eles morressem do que atentassem contra a vida de alguém.
Com o desejo de servir a Deus desde criança, Santa Rita deseja entrar para o convento das Irmãs agostinianas, porém por já ter sido casada, entre outros motivos, negam sua entrada. Numa noite,  São Francisco, São Nicolau e São João Batista, levam Rita para dentro do Convento Agostiniano, mesmo com as portas trancadas. Após este milagre, ela consegue ingressar com monja.


Em um momento de oração, Santa Rita se sentia muito ligada a cruz de Jesus e  pediu que pudesse sentir um pouco das dores de Nosso Senhor no Calvário. Ela passava horas meditando a paixão de Jesus, ela desejava partilhar com Ele as suas dores. E num dia, recebeu um dos espinhos de Jesus cravado na sua cabeça. Devido ao cheiro da ferida causada pelo espinho, ela foi isolada de suas irmãs. Em sua imagem que veneramos, Santa Rita aparece com o crucifixo é a coroa de espinhosbque simbolizam que ela carregou sua cruz, primeiro com o marido e depois com o estigma que recebeu.
  Santa Rita é também  conhecida pelo milagre das rosas pois havia plantado uma roseira no convento que floresceu no inverno durante o tempo que ela esteve doente. E que floresce até hoje no inverno.
No ano de 1457, aos 76 anos, Santa Rita faleceu. Após a sua morte, a ferida cicatrizou-se e começou a exalar um perfume de rosas. Que exala até hoje e impressiona a todos que visitam seu corpo intacto.
Santa Rita de Cássia foi beatificada em 1627, em Roma e canonizada em 24 de maio de 1900, pelo Papa Leão Xlll e sua festa foi é comemorada no dia 22 de maio.

Que nestes dias de tríduo, que se aproxima a Festa dessa grande Santa, amiga, mãe, esposa, irmã, mulher de profunda oração e entrega a Deus, nós possamos aprender com ela a passar por todos os estágios da nossa vida, firmes e confiantes em Nosso Senhor, que nunca nos abandona e sempre cuida de nós.

Viva a Santa Rita de Cássia!!!

Compartilhar

Entre em contato conosco!


Telefone da Paróquia: (21) 3611-8341
e-mail da Paróquia: paroquiadoriodoouro@yahoo.com.br
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 07, S/N, Rio do Ouro, São Gonçalo - RJ