Iniciamos o mês de Maria, das mães e das mulheres com a Solenidade de São José Operário. José foi exemplo de fé, marido, homem que sempre esteve pronto para atender aos desígnios de Deus para sua vida.
Nesta Sexta, 04 de abril, como de costume, ocorreu a Missa do Apostolado da Oração. Essa Missa ocorre, geralmente, às 8h da manhã, toda a primeira Sexta-Feira do Mês.

No Sábado, 05 de Maio, foi o dia de Santa Missa dos Enfermos na nossa Matriz.

Aconteceu também no horário das 16 h da tarde a Primeira Comunhão de Lucas e Davi, crianças da Catequese da Capela de São Jorge.

Neste mesmo dia, após a Missa das 19h30, na Matriz, aconteceu a Cantina Musical.


Nesse dia houve também almoço na Casa das Irmãs Missionárias Apóstolas da Palavra, em prol da viagem da Irmã Silvia.
Na Sexta- Feira, dia 11 de maio, demos início a Novena de Pentecostes, com Missa e após a Comunhão à realização da mesma, com as orações extraídas do livro da Beata Elena Guerra. Separamos aqui um trechinho da homilia do nosso pároco para alguns dias da novena.

“A alegria do Cristão hoje é saber que o Senhor está conosco, que o Senhor está vivo e quem nos dá essa certeza é o Espírito Santo que transforma nossa tristeza em alegria, nossa incerteza em certeza a certeza de que Jesus está vivo, ressuscitado e no meio de nós, pois “Ele vive” “Ele reina”.” (Padre Carlos, primeiro dia da novena de Pentecostes, 11/05/2018)
No dia 13 celebramos a Solenidade da Ascensão de nosso Senhor e o dia de Nossa Senhora de Fátima. Na celebração das 8h da manhã houve a Coroação de Nossa Senhora pelas crianças da Catequese na Matriz. No final da Missa houve também a homenagem às Mães.
A Solenidade da Ascensão do Senhor é o dia em que Jesus é elevado aos céus, dia em que Ele retorna a Trindade Santa e se senta, cheio de Glória à direita do Pai só que levando consigo a nossa humanidade, assumindo a nossa natureza humana eternamente, levando também as marcas da Cruz, as feridas da entrega e do amor que Ele deu aos homens.
Após a sua Ascenção aos Céus Jesus nos promete o Espírito Santo, Jesus pede que esperemos por ele “para serem minhas testemunhas”. O Espírito é quem nos dará as graças necessárias para cumprirmos, para vivermos neste tempo da vinda do Senhor, neste tempo da sua espera, neste tempo da preparação, neste tempo da graça que Ele inaugura para nós.(Padre Carlos Alberto)

Neste dia também houve o 3º dia da Novena de Pentecostes.

No dia 15 de maio, ocorreu a Missa da Misericórdia e o 5º dia da Novena de Pentecostes, celebrada pelo Padre Antônio Aguiar, fundador da Comunidade Anunciadores da Misericórdia. Nesse dia, além de receber as Capelinhas do Jesus Misericordioso recebe-se também, em nossa paróquia, as comunidades propagadoras da Misericórdia. Esta Missa tem dois objetivos fundamentais: a propagação da Divina Misericórdia, através das capelinhas do Jesus Misericordioso: “Jesus eu confio em vós” e também a propagação o Espírito Santo.

Solenidade de Pentecostes e Tríduo de Santa Rita
A Solenidade de Pentecostes iniciou-se no Sábado com a Vigília de Pentecostes, momento de reviver a descida do Espírito Santo sobre a Igreja, a Vigília teve início no sábado às 22h e terminou no Domingo às 6h. Neste dia também ocorreu o primeiro dia do Tríduo de Santa Rita com a Santa Missa celebrada pelo padre Robson.
Pentecostes não é somente a celebração do Espírito Santo, mas como uma tradição, é a celebração de finalização da Páscoa que todos nós agora seremos luz no mundo e testemunhas do Cristo Ressuscitado. O período Pascal é de 50 dias, no quinquagésimo dia nós celebramos o Pentecostes. É justamente nessa festa que Jesus disse para eles que viria o Espírito Santo. Os apóstolos só conseguiram contemplar a vinda do Espírito Santo porque estavam em união, reunidos então no Cenáculo eles oram para Deus pedindo a vinda do Espírito Santo, e o Espírito Santo desce em língua de fogo. A unidade era necessária. (Padre Robson Magalhães, 19/05/2018)
No Domingo, o dia começou com o Santo Terço, realizado pelas mulheres do Movimento Mãe Peregrina, contemplando os Mistérios do Santo Rosário, antes da Santa Missa às 8h da manhã.
No Evangelho deste domingo contemplamos uma das aparições de Jesus Cristo ressuscitado, com corpo glorioso a seus apóstolos, proclamando a sua paz: “A paz do Senhor esteja convosco” na certeza de que “Ele não nos deixa sozinhos, Ele manda o Espírito Santo para nós”. O Espírito Santo então desce sob a Igreja nascente, reunida no cenáculo. Neste dia, os apóstolos que falavam em várias línguas se uniram e oraram no Espírito, que era só uma língua, universal. “O Espírito Santo forma a unidade, Ele une o pai ao Filho”. O Padre também falou das vocações e dos dons suscitados pelo Espírito dentro de sua Igreja, que ficam a cargo das Pastorais, o Espírito Santo não se repete, cada Ministério dentro da Igreja é diferente.
No Domingo, dia 27 de Maio pela da Manhã aconteceu a Missa do Crisma, pelo Arcebispo Auxiliar de Niterói Dom Luís Antônio. Segundo o Bispo os crismandos nesse dia tiveram a “oportunidade de viver um novo Pentecostes, de receber o Espírito Santo”.
Neste Domingo a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um único nome, um único Deus, três pessoas em só Deus, não são três deuses é apenas um único Deus, um Deus uno, um Deus trino. Jesus quando Ascende aos Céus ele se senta, glorioso, à direita do Pai, do Deus Pai, como os Apóstolos não conseguiam viver sem a presença de Jesus, Ele promete o Espírito Santo, o Deus Espírito Santo que forma a unidade, que une o Pai ao Filho.
Encerrando o mês de maio, na quinta-feira dia 31, comemoramos a Solenidade de Corpus Christi. Começamos o dia com a Santa Missa em nossa paróquia às 8h da manhã.
Nesse dia também nossa paróquia esteve unida com algumas paróquias do nosso vicariato em Maricá. Durante todo o dia, nossos paroquianos confeccionaram os tapetes de sal próximo a Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
Na parte da tarde, aconteceu a Santa Missa na Praça de Maricá, Procissão com o Santissimo e Show de Eliana Ribeiro.
Viva a Jesus Sacramento! Viva a Eucaristia!



